Aelson e Neílson durante a apresentação oficial. Foto: Vandrei Bion / Avaí F.C. |
Brincadeiras à parte, quero dizer que gostei das contratações, em especial do atacante Neílson. Homem de área e brigador, se bem trabalhado pode ser um substituto à altura para William, pois já mostrou que sabe marcar gols, em especial no campeonato catarinense. Já Aelson me parece um pouco mais limitado, embora quem teve Pará, Romano e Fernandinho "desfilando" pelo lado esquerdo em 2011 não possa ser muito exigente; certamente, o novo contratado é melhor que seus antecessores.
Mais que a qualidade técnica que porventura possam apresentar, ambos trazem como handicap o fato de já terem trabalhado com Mauro Ovelha e serem homens de confiança do novo técnico. Tudo bem, você pode dizer que Romano e Acleisson eram homens de confiança do Benazzi e a gente viu o que aconteceu. A diferença é que eu não acreditava no Benazzi desde que foi contratado, enquanto Ovelha me parece ter sido a escolha acertada para a nova realidade avaiana.
Além dos dois "chapecoenses", o clube repatriou Marcinho Guerreiro e contratou o zagueiro Leandro Silva. Quanto ao primeiro, me agradou em cheio: lamentei sua saída no meio do ano e gosto bastante de seu estilo de jogo. Embora não estivesse em excelente forma, a disposição que apresentava contagiava os demais "sonolentos" do time. Com sua saída, ficamos com volantes bonzinhos demais para um time que pretendia ter algum sucesso. Já Leandro eu confesso não conhecer. Não assisti a nenhum jogo da Ponte Preta na Série B e seria leviano fazer qualquer análise mais detalhada. A princípio, a saída do capitão do time parece ter causado certa comoção em Campinas, onde não entendem como o atleta trocou a Macaca por um "time de série B". Se no ano passado perdíamos jogadores para a Ponte, estarmos dando o troco parece um bom começo.
Em resumo: gostei!
Não faço nenhuma ressalva às contratações apresentadas até agora. Embora o torcedor certamente desejasse nomes mais conhecidos do cenário nacional, é preciso que nos acostumemos com o novo quadro: em 2012 teremos que ser um time simples a ajeitado, com uma margem muito pequena para erros, se quisermos recuperar a hegemonia estadual e ascender novamente à elite do futebol brasileiro. Um bom começo, tenho que reconhecer.
Especulações
Segundo a imprensa local, o Avaí estaria trazendo de Joinville o zagueiro Renato e o atacante Ronaldo Capixaba; do Icasa o meia Diego Palhinha e de Criciúma o lateral Pirão. Já adianto que nem todos esses nomes me agradam, mas como são ainda apenas especulações, prefiro tecer minha opinião quando - e se - as negociações se concretizarem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário