Torcedor NÃO é cliente

Imagem: Luis Perdomo
Leio no blog da querida Carmen o desabafo de um torcedor avaiano com o descaso da Secretaria - e do clube, por extensão - com ele e sua família. Segundo o Estevão - esse é o nome dele - vai deixar de ser avaiano e incentivar a filha a torcer pelo rival por causa do acontecido.

Inicialmente, sei que ele não deixará de ser avaiano - se o fizer, é porque nunca o foi de verdade, o que pelo relato sentido eu não acredito. Quero creditar as palavras duras à frustração com o tratamento recebido, nada mais. Estevão vai deixar de ser sócio, com certeza, mas nunca de ser avaiano. Já ouvi dizer - e concordo - que uma pessoa troca de emprego, de partido político, de cônjuge... mas nunca de time de futebol. Não dá. Tenho certeza que no início de janeiro nosso amigo já estará agoniado à espera do dia 22, data do primeiro jogo oficial na temporada 2012.

Falo por experiência própria: eu mesmo deixei de ser sócio do clube por causa da falta de consideração e respeito, mas nem por isso deixei de sofrer e torcer apaixonadamente pelo Avaí. E sabem o que aprendi com essa história? Que, ao contrário do que os marqueteiros tentam nos fazer acreditar, o torcedor NÃO É, nem nunca será, cliente do clube de futebol. Nossa relação envolve paixão e é esse sentimento que torna esse convívio diferente.

Foto retirada do blog Avaixonados
Quando você é cliente, as coisas são mais simples. Se é mal atendido ou não recebe o que comprou, troca de fornecedor e pronto. No futebol isso não funciona. Ninguém troca de time porque está aborrecido com o seu; ou porque paga 100 reais por mês e o clube faz "promoção" de 10 reais para os outros torcedores; ou porque foi rebaixado; ou, ainda, porque tentaram fazê-lo acreditar que um elenco de semi-amadores preguiçosos seria o melhor da história do clube. A paixão não permite mudar. Você apanha, se aborrece, briga, mas volta sempre com o rabo entre as pernas. E o que recebe de volta por essa submissão? Via de regra, mais porrada e frustração, com eventuais momentos de alegria. E essa é a beleza de ser torcedor e nada vai mudar essa relação.

Provavelmente, o maior culpado pelo descaso dos clubes é o próprio torcedor. O clube sabe, mesmo que inconscientemente, que por mais que destrate, o "cliente" estará sempre ali. E não faz a menor força para agradar esse torcedor, salvo honrosas exceções Brasil e mundo afora. Mas se é assim, o que fazer? De prático, quase nada. Podemos pedir - até exigir - melhor tratamento, mas se esse não nos for concedido, não faz mal: estaremos lá no dia seguinte, de cabeça baixa pedindo "arrego". E vai ser sempre assim. É duro, mas verdadeiro: não somos nem nunca seremos clientes dos clubes de futebol. E ponto.

4 comentários:

  1. Meu querido Heron,

    Nao concordo quando voce diz que o torcedor não é CLIENTE. A partir do momento que a organização coloca um produto a venda, está buscando clientes e consumidores. Claro que na relação clube e torcedor tem suas características específicas e diferentes, mas ainda assim, o torcedor é um cliente. Concordo quando você diz que nunca deixaremos de ser torcedor, mas a torcida avaiana já provou que somos clientes descontentes sim, basta ver este ultimo ano a quantidade de torcedor que se apresentou no estádio. O que se viu foi a maior prova de INSATISFAÇÃO por parte de seus clientes. Só o Avaí é que não viu isso. Se os dirigentes forem BEM espertos, que façam uma pesquisa de mercado e descobrirão rapidinho o que seus CLIENTES - TORCEDORES - estão esperando. Não deixamos de ser torcedores, mas deixamos de ser clientes e consumidores, pois não vamos ao estádio. Portanto a "marqueteira" aqui continua defendendo a tese de que o torcedor precisa ser tratado como CLIENTE.

    Beijos

    ET - Vou reproduzir teu texto ok?

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  2. oi, Carmen!

    Eu GOSTARIA muito que o torcedor fosse tratado como cliente e tambpem acho que PRECISA ser, mas o que estou dizendo é que não o é, infelizmente, nem será tão cedo.

    E a relação é diferente à medida em que o público-alvo dos clubes é movido pela paixão. Mesmo que o Avaí, por exemplo, alcance a excelência no trato com o torcedor, isso não vai atrair torcedores de outros clubes, não é assim que funciona.

    De qualquer forma, discutir o assunto já é um bom passo para melhorar essa relação. Sinta-se à vontade para citar/reproduzir o texto quando e como desejar.

    Abração e obrigado pela visita!

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  3. Heron,

    O que precisamos é ter pessoas aqui de fora ou melhor verdadeiros torcedores fazendo parte da novo CDB do Avai.
    Mudar esta visão tao mediocre daqueles que já estão ultrapassados e nao tem nada a mais a contribuir ao Clube. Sao verdadeiros marionetes.Mandados e desmandados onde nem tem mais voz de opinar.
    Para isso teremos que nos unir e aproveitar a transição 2012/2013 para compor um grupo de novos conselheiros para lutar pelos direitos dos torcedores.
    Abcs,

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  4. Marcos,

    aí você tocou num ponto nevrálgico, com o qual concordo totalmente. É preciso, sim, montar um grupo forte e com visão renovada para melhorar as coisas. É possível melhorar e muito o que está por aí. Será um sonho ver o Avaí NOS tratando como clientes?

    Abração!

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